artigos técnicos

EXISTE UMA MARCHA IDEAL?

Sim, existe. É a M.T.A .D. - Marcha de Tríplice Apoios Definidos, a qual, com raras exceções, desenvolve-se através de oito apoios em cada ciclo, ou passada – 4 tríplice apoios, 2 apoios duplos laterais e 2 apoios duplos diagonais. Esta é a marcha completa, que confere ao cavaleiro, ou amazonas, uma comodidade plena, impessoal. Se não é exatamente a marcha de centro, estará bem próxima, podendo se enquadrar em uma excelente marcha picada ou uma excelente marcha batida. Não importa qual a modalidade. O importante é a ocorrência regular e bem definida dos momentos de tríplice apoios. Também é importante a naturalidade, sem interferências de embocaduras, ferrageamento desbalanceado, equitação ou outros artifícios.

A marcha ideal, assim definida, foi a marcha que deu origem a todas as raças brasileiras de cavalos marchadores e que, na década de 40 do século passado, serviu para distinguir a raça Mangalarga ( paulista ) da raça Mangalarga Marchador ( mineiro ). Todavia, no cenário atual das exposições de cavalos marchadores, após pouco mais de meio século do inicio do SRG – Serviço de Registro Genealógico, conceitos zootecnicamente equivocados têm norteado os resultados de julgamentos.

A essência da marcha pura está nos tríplice apoios definidos. A sua ocorrência é a certeza de que há um bom equilíbrio entre os apoios duplos laterais e duplos diagonais e, consequentemente, abalos, ou atritos, mínimos serão transferidos para o cavaleiro, ou amazonas. Conceitos inerentes á melhoria de rendimento, impulsão e equilíbrio, quando são aceitos os andamentos mais diagonalizados, não podem ser super valorizados em detrimento do diagrama naturalmente marchado e da comodidade real. Entende-se como sendo comodidade real aquela que é impessoal, quando levamos em conta que um cavalo marchador vem sendo utilizado por uma massa incalculável de usuários, muitos dos quais não têm noção técnica da equitação. Estes consumidores, que chamo “de final de semana”, preferem montar em animais de M.T. A.D. porque não conseguem se equilibrar na sela recebendo os atritos verticais de marchas batidas muito firmes, marchas trotadas ou o extremo do trote convencional.


O fato é que discussões em torno de modalidades de marcha somente servem para acirrar as polêmicas. A marcha ideal, de aceitação universal é a M.T.A .D. – Marcha de Tríplice Apoios Definidos. Se voce, leitor, nunca montou em um cavalo portador deste andamento, experimente. Voce sentirá que é algo diferente,

 

Voltar


CURSOS ONLINE
CLICK NO BANNER

Itaporanga-SE
Francisco Garcez
(Tito) - (79) 9977 8000

Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552
Haras Boa Luz Seleção Mangalarga Marchador Marcha Picada pelagens pampa de preta e preta