DEFEITOS DE APRUMOS – QUARTELAS CURTAS E FINCADAS

                                                *Lúcio Sérgio de Andrade
                                                                                                              
O defeito de aprumos localizado nas quartelas é bastante depreciativo, pois tem importante correlação funcional. Primeiro, com a própria integridade da estrutura óssea das quartelas. Segundo, há risco em potencial de causar afecção nos boletos, tendões e ligamentos. Terceiro, porque a quartela curta pode afetar negativamente a comodidade da marcha, especialmente se o defeito estiver associado à angulação insuficiente, o que se denomina comumente de quartelas fincadas.

As quartelas exercem um papel essencial no amortecimento dos impactos dos cascos, motivo que justifica a perda de comodidade no caso de quartelas curtas e/ou fincadas. Porém, a correlação maior é no caso da marcha batida apresentando menor grau de dissociação.

De fato, alguns animais de marcha batida diagonalizada são capazes de oferecer uma comodidade, razoável, se as espáduas e quartelas apresentarem uma angulação um pouco abaixo da média. Contudo, é importante ressaltar que a avaliação plena da comodidade é complexa, estando correlata com diversos fatores, tais como o grau de dissociação (principal fator), morfologia, qualidade do adestramento, temperamento de sela.

Uma ressalva – em alguns animais apresentando marcha batida diagonalizada, se a comodidade for melhorada pela maior angulação das quartelas, deve ser avaliado se a inclinação não é excessiva, tenho como referência a sustentação adequada dos boletos, que não podem tocar  solo.

A angulação normal das quartelas de membros anteriores oscila na faixa de 55 graus. Nos cascos posteriores oscila na faixa de 60 graus. A explicação para a diferença é que os cascos anteriores exercem a função principal de apoio, e uma força auxiliar de tração, particularmente se a marcha for M.T.A.D. – Marcha de Triplices Apoios Definidos. Os cascos posteriores exercem a função principal de gerar a força de impulsão, imprescindível para o bom equilibrio, energia e amplitude dos deslocamentos.

Os cascos anteriores estarão corretamente balanceados se a angulação das quartelas estiver na faixa de 55 graus. No entanto, há uma referência: O ângulo de inclinação das quartelas deve ser proporcional ao ângulo de inclinação das espáduas.

Quartela fincada de membro anterior. O comprimento é normal


O defeito oposto ao de quartelas fincadas é o de quartelas derreadas, talvez até mais depreciativo, pois será praticamente impossivel preservar a integridade das estruturas dos boletos, tendões e ligamentos. Dentro de pouco tempo de utilização do animal, mesmo que somente em atividades de esforço baixo a moderado, serão desenvolvidas afecções graves.

O primeiro procedimento é criar fichas de controle do manejo de cascos, nas quais o ângulo de inclinação das espáduas deve ser anotado, como referência para todas as práticas de casqueamento durante a vida utilidade atlética.

Orientações para as correções:

Quartelas curtas – defeito genético, irreversível. Manter cascos balanceados.

Quartelas fincadas – primeiro apoio dos cascos ocorre na região das pinças. O casqueamento corretivo deve ser na região dos talões, de forma moderada. Em alguns será necessário o uso de ferraduras corretivas.

Quartelas muito inclinadas – primeiro apoio dos cascos ocorre na região dos talões. O casqueamento corretivo deve ser na região das pinças. Caso o defeito for grave, caracterizando quartelas derreadas, a correção é praticamente impossivel, sendo recomendado manter os cascos balanceados para não agravar o defeito.

*Lúcio Sérgio de Andrade – Zootecnista, escritor, árbitro de equideos marchadores, Pedidos de livros e DVD’s através da LOJA VIRTUAL DO CAVALO DE MARCHA, hospedada no site www.equicenterpublicacoes.com.br, onde também oferecidos cursos online e equipamento para doma e treinamento de cavalos marchadores.

 


CURSOS ONLINE
CLICK NO BANNER

Itaporanga-SE
Francisco Garcez
(Tito) - (79) 9977 8000

Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552
Haras Boa Luz Seleção Mangalarga Marchador Marcha Picada pelagens pampa de preta e preta